Entre os dias 15 e 17 de novembro o Grupo Teca realizou em sua sede, o Teatro Molière Salvador, o FESTECA 2019: Festival de Teatro com as crianças e jovens participantes dos nossos cursos anuais.
Foram dias de encontro, celebração em família, em que os alunos e alunas do Teca puderam, além de apresentar seus trabalhos, presenciar os trabalhos de outras turmas, trocar experiências e festejar a importância da arte em suas vidas.
Promover uma experiência artística genuína, onde as crianças e jovens assumam o protagonismo do processo criativo. Um desafio estético onde o adulto abandona o lugar de propositor e passa a ser coautor, estimulando-os a criar e aguçar os sentidos. Essa é a proposta do Grupo Teca em seus trabalhos de arte e educação. São meses de mergulho no exercício da imaginação, no aprendizado mútuo, na criação de vínculos e no treinamento de um olhar mais sensível para as coisas do mundo.
E o grande desafio que nós, artistas e educadores do Teca nos conferimos, é não impor uma ideia pronta, por mais legal que ela pareça. Tudo é negociado e criado junto. As crianças e jovens devem ser ouvidos e estinulados a propor soluções. É do diálogo que o Teatro se alimenta!
Não é fácil! Sabemos! A sociedade não está acostumada a ouvir os mais novos. Ouvir verdadeiramente. De uma forma geral, a humanidade está se ouvindo cada vez menos. Como disse Rubem Alves, temos praticado muito a oratória, mas deveríamos aprender realmente a arte da “escutatória”. E um processo de criação artística nos permite exercitar a escuta, o respeito pelo outro, a empatia, a confiança, a espontaneidade, a coletividade o afeto.
O teatro é a arte do encontro e é nesse encontro que nossos corpos se afetam mutuamente. As crianças e jovens aprendendo conosco e nós aprendendo com elas.
Nós e nossos alunos e alunas preparamos com carinho cada um dos espetáculos apresentados nesse Festival. O carinho de quem prepara o melhor presente para as pessoas mais queridas... Mas esse presente é especial porque não foi comprado no shopping. Foi feito com nossas próprias mãos e mesmo que em algum momento pareça imperfeito, está lá a marca do nosso esforço e da nossa intenção.
O resultado final? Por mais bonito que seja, não dará conta da riqueza de aprendizado construído no processo. Somos arte educadores e valorizamos o aprendizado ao longo da jornada!
Confira a programação nesses três dias de Festeca!
A abertura do nosso festival não poderia ter sido melhor.
Familias em perfeita sintonia com a proposta do grupo. Verdadeira parceria!
Essa turma tão amorosa e especial construiu junto com a Pró Lu (Luciana Comin) uma releitura divertida dessa família tão conhecida para falar de preconceito e respeito às diferenças.
O texto da nossa dramaturga Luciana Comin que discute o medo e as inseguranças na infância, ganhou duas montagens nesse Festival: Uma realizada pela turma de Pró Joaninha (Shandra Andére) e a outra com os alunos e alunas do Prof. Danone (Marconi Arap). Uma delícia perceber as diferenças, as escolhas e particularidades das duas montagens!
Uma riquíssima adaptação para os palcos do roteiro cinematográfico escrito por Guel Arraes e Jorge Furtado. Um processo colaborativo supervisionado por Marconi Arap, que propôs o desafio de todos os jovens fazerem todos os personagens. Um desafio incrível, que os meninos e meninas talentosos do grupo Atualmente Indefinido abraçaram com muito desejo. Lindo de ver! E divertidíssimo também! Ficamos muito, muito orgulhosos desse resultado, que merece ganhar outros palcos e participar de Festivais de Teatro Estudantis de todo o país.
O momento mais fofo de todo o Festival: Quando sobe ao palco a nossa turma caçula, com 14 crianças entre 4 a 6 anos, comandada pela Pró Lu (Luciana Comin) com a assistência preciosa de Beto Mezzotino (ou Urso Zumbi rsrs). Com personagens e narrativas totalmente criados pelas crianças ao longo das aulas, nossas crianças proporcionaram uma manhã pra lá de divertida, com tamanha criatividade, espontaneidade e várias improvisações! Resultado: Famílias deliciadas e a gente não cabendo em si de tanta alegria!
O encerramento do nosso FESTECA ficou por conta do Sarau em homenagem a Vinicius de Moraes, resultado do curso de canto para a cena promovido pelo Grupo Teca em parceria com a cantora e educadora Patrícia Hita. Finalizamos esse fim de semana da melhor maneira: Com música, poesia e amigos!
Agradecemos a todas as famílias que nos acompanham e apoiam ao longo dos anos. Sem afeto não tem graça!
Por mais momentos de arte e criação na infância! As crianças e jovens têm muito a nos ensinar!
Pois, como já dizia Pablo Picasso: Toda criança já nasce artista. A dificuldade é continuar artista enquanto se cresce.