Há 17 anos, o Grupo Teca se dedica à arte e educação para crianças e jovens em Salvador (Ba). Com os adolescentes, montamos anualmente espetáculos cujo processo colaborativo se realiza desde a escolha temática e escrita dramatúrgica até a concepção cênica e montagem. Em 2014 ficamos em cartaz com “Atualmente Indefinido”, peça que misturava as estéticas de Woody Allen e Tarantino numa trama surpreendente, com ótima repercussão de público e crítica.
Em 2017, o grupo foi convidado a acionar fragmentos de suas vivências e memórias para então ficcionalizá- las. O resultado foi revelador e o que 15 adolescentes produziram em um ano constitui material potente, gerador de outros produtos artísticos. Hoje, esse texto sarve de base para a criação de uma série televisiva intitulada Inadequados, escrita por Luciana Comin e Vinnicius Morais.
Ao longo dessas experiências, surgiu a ideia de difundir e fomentar a escrita para as novas gerações através de um Núcleo de Dramaturgia. Nasceu, assim, o Núcleo de Drama Jovem do Teca.
Trata-se de um espaço (físico e virtual) de criação para jovens, feito por jovens jovens, sob a supervisão de Luciana Comin, cuja pesquisa acadêmica segue a linha de dramaturgia para infâncias e juventudes no mestrado e doutorado.
Os alunos e participantes do grupo Teca Mano Leone, caio Valente e Sócrates Barreto, são os primeiros jovens autores que desenvolvem trabalhos no Núcleo de Drama Jovem.
Em dois anos de atividade, o núcleo já gerou 5 textos teatrais e a bíblia de uma série. Atualmente o grupo está em processo de elaboração de um podcast que oferecerá a leitura e análise de textos dramaturgicos e conteúdo sobre escrita para autores que desejam escrever para as novas gerações.